Campanha em Itanhaém contará com a participação e integração dos alunos das Com-Vidas de São Vicente e Itanhaém

Nesse sábado (20), duas das 03 Com-Vidas (Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida) desenvolvidas pelo projeto Braço de Órion 001 se encontrarão para realizar o maior protesto global contra a poluição no planeta, é a campanha “Clean Up The World - Vamos Limpar o Mundo” / Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias.

A campanha se originou na Austrália em 1989 se tornando internacional em 1993, ano em que o Brasil participou pela primeira vez das atividades. No mundo essa ação é um dos maiores e mais efetivos programas destinado à limpeza do nosso planeta, que já envolveu 35 milhões de pessoas em 130 países.

Com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que reconhece a campanha como uma das formas mais positivas de engajamento público na busca de soluções para o problema da poluição nos ambientes naturais.

O mês de setembro é o marco da campanha devido à chegada da primavera, e com isso a mobilização ocorre sempre no terceiro sábado. Neste ano a 1ª e a 2ª cidade do Brasil estarão juntas nessa mobilização através da participação dos estudantes da Com-Vida da cidade de São Vicente coordenada pela ONG Camará e dos alunos da Com-Vida de Itanhaém coordenada pela Secretária de Habitação e Meio Ambiente e Secretária de Educação, Cultura e Esportes, que irão se unir e participar juntos desse mutirão que visa despoluir as praias e reduzir o impacto causado pelos resíduos sólidos na área costeira da cidade.

Nessa edição a organização estadual é promovida pela ASSU (Associação Socioambiental Somus Ubatuba) e coordenação local ONG Ecosurfi, e será realizada em 15 municípios do Estado de São Paulo, sendo 13 litorâneos (Ubatuba, Caraguatatuba, Ilha Bela, São Sebastião, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Itanhaém, Peruíbe, Cananéia, Ilha Comprida e Ilha do Cardoso) e dois interioranos (Dourado e Jundiaí). As organizações que coordenarão as ações são as Associações Somos Ubatuba (ASSU), Associação Cunhambebe, Associação Caiçara Juqueriquere (ACAJU), Instituto Peabiru, UNAERP, UNIMONTE, Grupo Ecológico Guaraú, (GREG), Instituto de Pesquisas Cananéia (IPEC), Movimento Rio Vivo e Instituto Bioma e Coati / Jundiaí.

Em Itanhaém conta com o apoio da Secretária de Habitação e Meio Ambiente, Secretária de Educação, Cultura e Esportes da prefeitura municipal, Movimento Estudantil de Itanhaém (MEDI), Lojas Pernambucanas, Rotary Clube e ACAI (Associação Comercial e Agrícola / Itanhaém).

Para saber maiores informações ligue:
(13) 9751 0332 ou pelo site:
www.ecosurfi.blogspot.com

Por Bruno Pinheiro (Ecosurfi CJ Caiçara)

A terceira oficina da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente na Baixada Santista vai rolar no próximo sábado, dia 06, na cidade de Itanhaém. A atividade acontecerá no Centro de Pesquisa do Estuário do rio Itanhaém CPERio a partir das 9hs e é voltada para universitários do Programa Escola da Família e professores da rede publica e particular de ensino da cidade de Itanhaém

Com o lema “Vamos cuidar do Litoral!” e o objetivo de estimular a realização de Conferências de Meio Ambiente nas escolas de ciclo II (5ª à 8ª ou 6º ao 9º), esta é a terceira Oficina de Conferência, que atenderão todas as nove cidades da região.

A primeira oficina aconteceu em Santos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Depois Praia Grande, e agora será a vez de Itanhaém, que atenderá também Peruíbe e Mongaguá. As atividades são gratuitas e voltadas para universitários do Programa Escola da Família, professores de escolas municipais, estaduais e particulares e educadores populares.A iniciativa de mobilizar professores e universitários para pensar como “Vamos cuidar do Litoral” é do Coletivo Jovem Caiçara de Meio Ambiente (CJ Caiçara/REJUMA).

O CJ Caiçara é uma rede de Juventude e Meio Ambiente do litoral paulista, com pontos focais descentralizados e engajados em articular e fortalecer a participação da juventude na construção de políticas públicas socioambientais, enraizando uma dinâmica de atuação nacionalmente construída na REJUMA – Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade e estadualmente compartilhada no Coletivo Jovem de Meio Ambiente de São Paulo.

São parceiros o Programa Escola da Família, por meio da Diretoria Regional de Ensino de São Vicente, e as ONGs Ecosurfi – Entidade Ecológica dos Surfistas, Camará – Centro de Pesquisa e Apoio à Infância e Adolesência e OG/PNEA - Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental. Apóiam a Conferência na Baixada a Secretaria Municipal de Educação de Santos, Prefeitura Municipal de Itanhaém através das Secretárias de habitação e Meio Ambiente e Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Secretaria Municipal de Educação da Praia Grande, a REABS - Rede de EA da Baixada Santista e a Rede de Agendas 21 do Litoral Paulista.

III CNIJMA – Saiba Mais!

A sociedade humana começa admitir e debater as necessárias transformações de seu comportamento em relação à natureza. A Educação Ambiental é entendida como uma das estratégias mais eficazes para estimular a reflexão sobre os valores e princípios éticos que conduzem as escolhas pessoais e coletivas. E a juventude é reconhecida como segmento social dos mais importantes para efetivar essas transformações.

É neste contexto que se apresenta a III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, promovida nacionalmente pelo Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (OGPNEA), formado pelo Departamento de EA do Minisitério do Meio Ambiente (DEA/MMA) e pela Coordenação Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação (CGEA/MEC). A III CNIJMA acontece também durante a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e no Ano do Planeta Terra, instituídos pela Unesco. Assim, contribui para aprofundar os debates sobre a Oito Metas do Milênia, do Programa das Nações Unidadas para o Meio Ambiente – PNUD.

E reforça, ainda, valores e ações propostas pelo Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, Carta da Terra, Carta das Responsabilidades Humanas e Agenda 21.O tema da CNIJMA este ano é “Mudanças Ambientais Globais”. Os projetos e ações serão norteados por subtemas relacionados aos quatro elementos da natureza. Água (hidrosfera/recursos hídricos/desertificação); Ar (atmosfera/ar e clima/mudanças climáticas); Terra (biosfera/biodiversidade/desflorestamento); e Fogo (sociosfera/energia e mobilidade/matriz energética e transportes) serão os eixo temáticos que estimularão alunos, escolas e comunidades a compartilhar responsabilidades no enfrentamento cotidiano das transformações provocadas pelo aquecimento do planeta.

As “Oficinas de Conferência” são apenas o primeiro passo e buscam capacitar e estimular a participação. O segundo passo é “Coferência na Escola”, processo no qual os alunos produzem conhecimentos sobre suas comunidades e socializam as informações; e as escolas e comunidades assumem uma responsabilidade e uma ação relacionada a um dos temas da Conferência. As escolas que desenvolverem a Conferência na Escola elegerão ainda um delegado, de 11 a 14 anos, que poderá integrar a delegação paulista na etapa nacional da III CNIJMA, na cidade de Brasília em abril de 2009.

Mais Informações sobre a III CNIJMA

Site da III CNIJMAhttp://www.mec.gov.br/conferenciainfanto2008
Comunidade Virtual “Vamos Cuidar do Brasil”http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?id_comunidade=144
Portal Flecha de Luz – Conhecimento e prática dos Anticorpos de Gaia
http://www.flechadeluz.orgPortal Rejuma – Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidadehttp://www.rejuma.org.br

Fonte:
brunopinheiro.peruibe@gmail.com
(13) 9775-0302
Comunicação GAIA – Grupo de Articulação, Interação e Ação
www.flechadeluz.org