Conferência Nacional Infanto-Juvenil será realizada em quatro escolas do município

Durante a próxima semana alunos da rede publica e particular de ensino da cidade de Itanhaém nas escolas de ciclo II (5ª à 8ª ou 6º ao 9º), realizarão a etapa municipal da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (III CNJIMA).

Com o lema “Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas”, esse ano a proposta aborda o tema: Mudanças Ambientais Globais, o qual tem como propósito fazer com que os alunos reflitam sobre questões como Água (hidrosfera/recursos hídricos/desertificação); Ar (atmosfera/ar e clima/mudanças climáticas); Terra (biosfera/biodiversidade/desflorestamento); e Fogo (sociosfera/energia e mobilidade/matriz energética e transportes) e escolham qual a responsabilidade e ação devem assumir para melhorar a comunidade.

Estes serão os eixo temáticos que estimularão os alunos, escolas e comunidades a compartilhar atitudes no enfrentamento cotidiano das transformações provocadas pelo aquecimento do planeta.

As atividades serão realizadas com datas distintas na rede escolar da cidade. Por não ser obrigatória a adesão, somente 4 unidades escolares desenvolverão os trabalhos, onde cada escola terá uma dinâmica especifica para cumprir as etapas de elaboração da metodologia de desenvolvimento da conferência, porém o avanço do processo neste ano é a interdisciplinaridade que está sendo apoiada pela direção das escolas, e proporcionará que todos os professores em suas disciplinas trabalhem com o tema meio ambiente.

Presença da comunidade

Já a escola Maria Aparecida Soares Amêndola que desenvolve o programa de Educação Socioambiental Braço de Orion 001, que tem como objetivo a formação de Com-Vidas (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida), vem trabalhando no contraturno das aulas desde o mês de abril com uma diversidade de oficinas que promovem a reflexão dos estudantes frente ao mote Sociobiodiversidade, Aquecimento Global e Responsabilidades Humanas.

As atividades na escola irão se iniciar no dia 06/10 (segunda-feira) à partir das 8hs com dinâmicas para os alunos, divisão de grupos e oficina sobre meio ambiente.

Já no dia 09/10 (quinta-feira), haverá a apresentação dos grupos divididos nos sub-temas: Água, Fogo, Terra e Ar, para os demais alunos da escola. Em seguida ocorrerá a votação e na seqüência a apuração dos votos e divulgação dos resultados.

Para o encerramento da III CNIJMA no dia 10/10 (sexta-feira), será produzido os encaminhamentos de propostas feitas pelos alunos em forma de cartazes. Haverá a seleção dos cartazes pelos grupos elegendo o vencedor, onde posteriormente ocorrerá a escolha do delegado que levará as propostas da escola e as representará na Conferência Estadual em São Paulo.

Passeata:”Vamos cuidar do Cabuçu”.

Para mobilizar a atenção dos moradores do bairro onde a escola está localizada, após as votações e a escolha do delegado os alunos farão uma grande mobilização com faixas e cartazes que irão trazer frases com o tema da conferência: “Mudanças Ambientais Globais”.

O propósito da passeata é alertar e provocar a opinião dos moradores para que comecem a pensar formas de articular progressos para a região e mostrar que a juventude está comprometida com a melhoria da qualidade de vida e assume responsabilidades para a busca da sustentabilidade socioambiental.

As escolas que participam III CNJIMA são:

EM Maria Aparecida Soares Amêndola (municipal) – 6,9 e 10/10
EM José Teixeira Rosa (municipal) – 13/10
Colégio Evolução (particular) - 14/10
EM Harry Forssell (municipal) – 17/10

Contatos:
Telefone: 13 3427 6723
13 9751 0332 / 9775 4474 / 9718 1872
Equipe de Educação Socioambiental
Secretária de Habitação e Meio Ambiente
Secretária de Educação, Cultura e Esportes
Prefeitura Municipal de Itanhaém


Mais Informações sobre a III CNIJMA

Site da III CNIJMA
http://www.mec.gov.br/conferenciainfanto2008

Comunidade Virtual “Vamos Cuidar do Brasil
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?id_comunidade=144

Portal Flecha de Luz – Conhecimento e prática dos Anticorpos de Gaia
http://www.flechadeluz.org/

Portal Rejuma – Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade
http://www.rejuma.org.br/