Campanha em Itanhaém contará com a participação e integração dos alunos das Com-Vidas de São Vicente e Itanhaém

Nesse sábado (20), duas das 03 Com-Vidas (Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida) desenvolvidas pelo projeto Braço de Órion 001 se encontrarão para realizar o maior protesto global contra a poluição no planeta, é a campanha “Clean Up The World - Vamos Limpar o Mundo” / Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias.

A campanha se originou na Austrália em 1989 se tornando internacional em 1993, ano em que o Brasil participou pela primeira vez das atividades. No mundo essa ação é um dos maiores e mais efetivos programas destinado à limpeza do nosso planeta, que já envolveu 35 milhões de pessoas em 130 países.

Com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que reconhece a campanha como uma das formas mais positivas de engajamento público na busca de soluções para o problema da poluição nos ambientes naturais.

O mês de setembro é o marco da campanha devido à chegada da primavera, e com isso a mobilização ocorre sempre no terceiro sábado. Neste ano a 1ª e a 2ª cidade do Brasil estarão juntas nessa mobilização através da participação dos estudantes da Com-Vida da cidade de São Vicente coordenada pela ONG Camará e dos alunos da Com-Vida de Itanhaém coordenada pela Secretária de Habitação e Meio Ambiente e Secretária de Educação, Cultura e Esportes, que irão se unir e participar juntos desse mutirão que visa despoluir as praias e reduzir o impacto causado pelos resíduos sólidos na área costeira da cidade.

Nessa edição a organização estadual é promovida pela ASSU (Associação Socioambiental Somus Ubatuba) e coordenação local ONG Ecosurfi, e será realizada em 15 municípios do Estado de São Paulo, sendo 13 litorâneos (Ubatuba, Caraguatatuba, Ilha Bela, São Sebastião, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Itanhaém, Peruíbe, Cananéia, Ilha Comprida e Ilha do Cardoso) e dois interioranos (Dourado e Jundiaí). As organizações que coordenarão as ações são as Associações Somos Ubatuba (ASSU), Associação Cunhambebe, Associação Caiçara Juqueriquere (ACAJU), Instituto Peabiru, UNAERP, UNIMONTE, Grupo Ecológico Guaraú, (GREG), Instituto de Pesquisas Cananéia (IPEC), Movimento Rio Vivo e Instituto Bioma e Coati / Jundiaí.

Em Itanhaém conta com o apoio da Secretária de Habitação e Meio Ambiente, Secretária de Educação, Cultura e Esportes da prefeitura municipal, Movimento Estudantil de Itanhaém (MEDI), Lojas Pernambucanas, Rotary Clube e ACAI (Associação Comercial e Agrícola / Itanhaém).

Para saber maiores informações ligue:
(13) 9751 0332 ou pelo site:
www.ecosurfi.blogspot.com

0 comentários