Participam do evento alunos das Escolas Municipais Harry Forssell, José Teixeira
Rosas, Maria Aparecida Soares Amêndola e do Colégio Evolução/Objetivo


Após participar da etapa municipal, os alunos de 5ª a 8ª séries (6° a 9° ano) das Escolas Municipais Harry Forssell, José Teixeira Rosas, Maria Aparecida Soares Amêndola e do Colégio Evolução/Objetivo representarão Itanhaém na etapa estadual da ‘III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente’, que será realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro, na cidade de Águas de Lindóia. Durante a etapa estadual, serão eleitos 27 alunos que representarão o Estado na etapa nacional prevista para o mês de abril de 2009, em Brasília.

Com o tema ‘Vamos cuidar do Brasil com as escolas’ os estudantes participaram da etapa municipal realizada no mês de setembro, onde foram motivados a pensar em ações para solucionar os problemas ambientais que atingem a sociedade através de diálogos e participação dos alunos e comunidade por meio de propostas e pontos de vista, dividindo as responsabilidades individuais e coletivas que as escolas se propõem a realizar.

A ‘III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente’ faz parte do programa ‘Vamos Cuidar do Brasil’ que é uma realização do Ministério de Educação (MEC) e do Ministério do Meio Ambiente e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a participação da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém junto ao Departamento de Meio Ambiente.

TRABALHOS - Ainda durante a etapa municipal, os alunos apresentaram diversos trabalhos com cartazes, vídeos, fotos e teatro mostrando por meio dos sub-temas fogo, água, terra e ar, as deficiências e propostas de melhorias para a comunidade.

Cada unidade escolar escolheu um tema distinto para trabalhar. Os alunos da Escola Municipal Harry Forssell optaram pelo tema ‘ar’, preocupados com a poluição causada pela queima de lixo. Já a Escola Municipal Rural José Teixeira Rosas escolheu ‘água’ se propondo a mobilizar a sociedade, levando água encanada ao bairro, já que a comunidade utiliza o poço artesiano.

A Escola Municipal Maria Aparecida Soares Amêndola preferiu ficar com o tema ‘terra’ para minimizar os problemas decorrentes do solo, se propondo a realizar apresentações com fotos e vídeos relatando os possíveis danos que estes problemas podem causar ao meio ambiente e ao homem. Os alunos da escola particular Evolução/Objetivo também trabalharam a ‘terra’ realizando uma campanha de coleta seletiva de lixo na escola, além de incentivar a carona solidária, contribuindo para a diminuição da poluição atmosférica.

0 comentários